Imagem

Já pensou em ir para Omã?

Me - 1 of 45 (33)Nome: Renata Costa

Profissão: “Marketeira”

Quem é você? Solteira, 37 anos, amante de esportes radicais, boa comida, regada a um bom vinho e, claro, viagens. É doida por mapas e coleciona guias, especialmente os da Lonely Planet. Mora há mais de 10 anos fora do Brasil, mas é muito ligada à família e aos amigos.

Renata gosta de se desafiar e se reinventar a cada dia e afirma: “O desconhecido me fascina e acho que esse sentimento me impulsionou a morar em 3 países, aprender vários idiomas e explorar o que esse mundão tem para oferecer”

Qual o lugar mais incrível que você já visitou?

 Sou uma pessoa de sorte e tive a oportunidade de visitar muitos países, cada um incrível a sua maneira. Como o blog mesmo diz: em cada canto há sempre um encanto, né?

Aradian Camp Oman Jan 2011 (31)Mas, se for olhar por vários pontos, acredito que o Oman foi a vigem que mais me surpreendeu e me marcou. Ainda hoje consigo me lembrar de como me senti em certos momentos por lá. Espero ainda voltar e explorar mais o sul do país.

 O que despertou seu interesse para fazer essa viagem?

Uma brincadeira entre mim e meu ex-marido. Disse a ele: tô com vontade de viajar, mas não sei pra onde – queria girar o globo e ir para onde meu dedo parar…e foi assim que aconteceu (mais ou menos…rs).

O globo parou no Yemen, mas como naquela época estava tendo guerras civis lá, concordamos que, para não trapacear, iríamos ao país que fizesse fronteira com o Yemem. Assim, decidimos por Oman!

Conte um pouco do seu dia a dia. O que mais gostou/te impressionou? 

 Não tínhamos feito um itinerário dia a dia, a ideia era alugar um carro e explorar o máximo que podíamos durante os 10 dias que ficaríamos lá.

Alugamos um 4×4 e compramos um mapa.  No 1º dia resolvemos explorar a cidade de Muscat. No dia seguinte, conheci um senhor inglês que morava há mais de 15 anos em Muscat e ajudou o Lonely planet a escrever o guia de viagem sobre o país, além de ter escrito um livro sobre Oman, um dos mais vendidos na época.

Wadi Oman Jan 2011 (8)

Com todas essa referência, deixei que ele montasse meu itinerário para os próximos dias. Passamos 5 dias no deserto em companhia de um beduíno de verdade como guia (nada de tours no deserto para turistas). Uma das experiências mais incríveis da minha vida!

Algumas coisas que me  impressionaram:

Segurança – Oman e um país extremamente seguro.

Aradian Camp Oman Jan 2011 (20)Paisagens e estradas – A paisagem é sensacional e tem de tudo um pouco: deserto, mar, wadis, montanhas rochosas, camelo, ovelha, etc. O país ainda é pouco povoado, então você dirige por horas e só vê paisagens e animais. É uma sensação de paz incrível. As estradas são muito boas, o combustível custa menos do que água. Ou seja, explorar o país de carro não é só econômico, mas te permite ver muito mais do que você veria com tours de agência.

Sultan Qaboos Grand Mosque

Sultan Qaboos Grand Mosque

Costumes: Diferente de outros países muçulmanos que já fui, você não vê muitas mulheres omanitas caminhando pelas ruas. Nos restaurantes, normalmente elas se sentam em uma sala separada dos homens. Cardápios são somente em árabe e não há talheres a não ser que você peça.

Tem alguma recomendação ou dica para os nossos leitores? Um restaurante, uma vista, uma experiência imperdível?

  • Faça um city tour em Muscat antes de explorar país afora, assim você se familiariza com os costumes locais
  • Alugue um carro 4×4 para explorar melhor o país e lembre-se de ter sempre água e comida no carro, pois às vezes você tem que dirigir por horas até encontrar algum lugar que venda esses itens.
  • Tente entrar em contato com os beduínos e expatriados (eles são os melhores para dar conselhos sobre o que fazer e ver)
  • Passe alguns dias no deserto para:  viver como os verdadeiros beduínos vivem & passear de camelo e ver o sol se por atrás das dunas do deserto
  • Faça trekking nas montanhas e finalize o passeio com um mergulho nas águas cristalinas dos vários wadis.
  • Visite uma das reservas de proteção às tartarugas, assista ao nascimento de milhares delas e sua caminhada em direção ao mar, guiadas apenas pela luz da lua.
  • Acabe sua viagem com um ou dois dias em um dos luxuosos hotéis de Muscat. Além de lindos, normalmente possuem spas maravilhosos

Se pudesse descrever em poucas palavras a sensação de estar ali, o que diria?

 Gratidão. Sempre sonhei em viajar o mundo e, quando estava ali nesse lugar tão distante e de certa forma muito diferente de tantos lugares que já visitei, me senti uma pessoa de sorte, iluminada, como se tivesse preenchido um pouco mais esse meu desejo de “conquistar o mundo”. Sensação de missão cumprida!

JOGO RÁPIDO por Renata Costa

 Comida mais deliciosa: Carne de cordeiro com pão árabe e arroz de especiarias:  Shuwa (prato típico do deserto omani e modo de preparo muito interessante)

Uma bebida para acompanhar: suco de frutas, o de limão com menta é muito bom e refrescante!

A paisagem mais encantadora: os wadis em meio às montanhas rochosas

Wadi Oman Jan 2011 (9)

Para quantos países você já foi? 47

Próximo destino: Panamá

Rê,

Muito obrigada por dedicar um tempinho para a entrevista e compartilhar sua viagem com nossos leitores ❤

 

4 comentários sobre “Já pensou em ir para Omã?

  1. Marina Giordano disse:

    Oman já fazia parte da minha lista de lugares.
    Agora então, subiu para um dos primeiros da lista !!
    Adoro esse blog maravilhoso.
    Viajo junto nas experiências relatadas .
    Bjs
    Marina

    Curtir

  2. Mi, obrigada a voce por me dar a oportunidade de compartilhar um pouquinho das minhas aventuras por esse mundao com os seus leitores.
    Amo seu blog, dicas bem bacanas e escritas em um modo alegre e descomplicado assim como voce!
    muito sucesso minha amiga!
    Bjo grande e ate a próxima!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário